Diferenças entre sistemas de contabilidade manuais e informatizados

A Contabilidade é uma parte intrínseca de qualquer negócio grandes ou pequenos - proprietários e outras partes interessadas querem saber se estão tendo lucro ou não. Muitas pequenas empresas fazem sua contabilidade manualmente e estão felizes com essa situação. Outros podem estar considerando utilizar um sistema informatizado de contabilidade/gestão financeira, tão acessível estes dias. Os sistemas de contabilidade manuais e informatizados executam basicamente os mesmos processos. Os princípios e conceitos contábeis são os mesmos com as diferenças encontradas nas rotinas inerentes a cada processo.



Velocidade


A principal diferença entre os sistemas manual e informatizado é a velocidade. Softwares de gestão contábil/financeira processam dados e criam relatórios muito mais rápido do que sistemas manuais. Os cálculos são feitos automaticamente em programas de software, minimizando erros e aumentando a eficiência. Uma vez que os dados são inseridos, pode-se literalmente criar relatórios pressionando um botão em um sistema informatizado.


Custo


Outra diferença entre os sistemas manual e informatizado é o custo. Contabilidade manual ("com papel e lápis") é muito mais barata do que um sistema computadorizado, que exige equipamento e softwares. Outras despesas associadas com softwares de contabilidade incluem treinamento e manutenção/atualização de programas.


Cópia de segurança