Quais são os benefícios de usar um sistema de inventário informatizado?

Controlar de forma eficiente os estoques é um componente imperativo para uma empresa de pequeno porte ser bem-sucedida. Por manter dados atualizados sobre todos os materiais de escritório necessários, matérias-primas de fabricação e mercadorias para venda, uma empresa poderá aumentar drasticamente sua disponibilidade de capital de giro.


Além do dinheiro economizado por não comprar materiais desnecessários, a empresa estará melhor posicionada para atender os clientes rapidamente, bem como passar por qualquer mudança inesperada nos negócios, como um fornecedor que possa sair abruptamente do negócio.


Embora muitas empresas mantenham essas informações manualmente, há vantagens em usar um sistema de controle de estoques informatizado.




Economia de Tempo


Como diz o velho ditado, "tempo é dinheiro". A quantidade de tempo que pode ser economizado por uma empresa é, talvez, um dos maiores benefícios de usar um sistema de inventário informatizado. Um grande exemplo deste benefício é o setor de varejo. Nos casos em que uma loja mantém todos os dados manualmente, seu gerente deve reconciliar cada recibo de venda com cada peça de inventário físico. Dependendo do tamanho do estabelecimento e quantos produtos diferentes são vendidos, isso pode ser uma tarefa assustadora e demorada. Se essa mesma loja, entretanto, usasse um ponto de venda informatizado (PDV), o controle de estoque principal seria atualizado eletronicamente cada vez que uma venda fosse feita. A única coisa que um gerente teria que fazer cada dia é imprimir o relatório destacando o inventário a ser reabastecido.