Pequena Empresa: Como preparar um orçamento de vendas?

Um orçamento de vendas é o primeiro passo importante na estruturação de um orçamento global para a sua pequena empresa. Com uma projeção de vendas futuras precisa, você empresário de pequena empresa poderá tomar decisões bem informado, mantendo as despesas sob controle e manter sua empresa protegida contra eventuais desvios internos ou externos. Use o orçamento de vendas para estruturar sua empresa com foco em maximizar seu lucro. Caso você esteja há alguns anos no mercado, será relativamente fácil compor um orçamento de vendas preciso. Caso você esteja começando seu negócio também não será tão difícil, mas você necessitará recorrer a fontes externas de informação para gerar um bom orçamento de vendas.



1. Selecione o período de tempo que será coberto pelo seu orçamento de vendas. Embora seja comum usar um orçamento de vendas anual, algumas empresas têm orçamentos de vendas trimestrais ou mesmo mensais.


2. Mantenha uma base histórica de vendas confiável em sua empresa. Se você possui uma empresa que já está no mercado há um ano ou mais, você deve ser capaz de consultar registros das vendas anteriores (passadas). Se você está fazendo um orçamento de vendas para todos seus produtos/serviços num período anual, use dados históricos de vendas relativos ao mesmo período de tempo no orçamento que você está preparando. Por exemplo, se você estiver trabalhando em um orçamento de vendas para sua coleção de verão, use os dados de um período anterior do verão para minimizar o efeito de fatores sazonais em suas vendas.


3. Busque informações externas relativas às vendas e ao mercado, no caso de sua empresa ser nova na praça. Procure informações sobre empresas semelhantes a sua. Fornecedores podem ser um valiosa fonte de informação também. Sua câmara de comércio ou associação local pode fornecer informações sobre empresas locais e colocá-lo em contato com colegas de seu setor/segmento de atuação.


4. Verifique o número de vendedores que trabalham para a sua empresa e compare com os períodos de vendas anteriores. Se o número de vendedores em sua empresa aumentou ou caiu, aumente ou diminua suas estimativas de vendas em conformidade com essas ocorrências. Converse com seus vendedores sobre as expectativas deles para o próximo período de vendas. O conhecimento e experiência deles pode ajudá-lo a fazer projeções precisas.