top of page

Por que um orçamento de vendas é importante?

Os orçamentos de vendas podem ser estruturados em macro e micro versões, contendo as projeções dos números de vendas, despesas e a recente alocação do dinheiro de marketing para o esforço de vendas. De acordo com o modo que você escolheu organizar sua empresa, a criação dos orçamentos de vendas poderá te ajudar de diversas maneiras, incluindo um melhor gerenciamento do fluxo de caixa e aproveitamento da sua experiência em vendas (e de seus vendedores).



Orçamento de vendas


Um orçamento de vendas contém elementos diferentes, dependendo de como uma empresa está organizada. Algumas empresas consideram um orçamento de vendas uma listagem agregada dos números de vendas projetadas, receitas e o custo para cumprir essas vendas. Este tipo de orçamento de vendas ajuda a definir os gastos gerais da empresa, bem como as quotas de vendas e metas departamentais. Algumas empresas dão aos gerentes de vendas e representantes, montantes discricionários para usar como entenderem, chamando isso de orçamento de vendas. Este tipo de orçamento pode incluir despesas como refeições e entretenimento, viagens e hospedagem, materiais de vendas, custos de telefone e presentes. Um orçamento de vendas departamental incluiria essas despesas, bem como salários, bônus e comissões. Algumas empresas incluem publicidade, promoções e patrocínios em seus orçamentos de vendas.


Determinação das despesas gerais


Criar um orçamento específico para vendas ajuda a determinar seus custos indiretos, permitindo que você veja margens de lucro potenciais para definir estratégias de preços. Algumas empresas incluem todos os custos "não-manufatureiros" em uma categoria de custos indiretos, enquanto outros dividem as despesas gerais entre custos administrativos e de vendas. Se você usar um orçamento de vendas como uma projeção de receitas e despesas, isso ajuda a planejar muitas ou todas as outras áreas de orçamento, especialmente se você criar cada orçamento com base em projeções de receita.


Melhor Gerenciamento do Fluxo de Caixa


Quando as vendas são boas, algumas empresas aumentam seus gastos de marketing, usando uma fórmula que vincula aumentos nos gastos com aumentos nas vendas ou usando um processo de tomada de decisão caso a caso. Quando ocorre a queda das vendas, pode ser necessário reduzir seu orçamento de vendas para permanecer rentável. Isso pode levar a uma nova queda nas vendas. Detalhar suas despesas de vendas pode ajudá-lo a fazer cortes direcionados em despesas gerais que não produzirão cortes de marketing que diminuem as vendas. Se seu orçamento de vendas inclui projeções de vendas, isso ajuda você a planejar as necessidades de materiais, mão-de-obra, armazenagem, transporte e produção.


Melhorar a qualidade do gasto


Se você der a seus representantes de vendas orçamentos discricionários, cada representante pode gastar seu orçamento com base em aspectos de seus clientes, território e conhecimento do mercado. Por exemplo, um representante pode aumentar as vendas com viagens para feiras, enquanto outro pode usar um boletim informativo ao cliente ou presentes de agradecimento anuais para manter os clientes e aumentar vendas.



Se você necessitar saber:


Quem são seus principais clientes? O quê, quanto e quando compram?

Quais os produtos/serviços mais vendidos?

O que não está sendo vendido?

O que devo fazer para melhorar o resultado das vendas?


Podemos ajudar sua Empresa a responder objetivamente a essas e outras questões e a partir delas montar uma estratégia de segmentação de produtos, serviços e/ou clientes..


O objetivo do atendimento nessa especialidade é o de potencializar operacionalmente os resultados das suas vendas, tanto do ponto de vista da geração de receitas, como da lucratividade.

Fale com a gente:

Lima Silva – Educação para Gestão Empresarial

Rua Luiz de Freitas, 169 - Sumaré - SP - 13172-751

Tel.: (19) 2221-6526. Cel.: (19) 9 9735-7008 (Whatsapp)

vagner@limasilva.com – www.limasilva.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page