top of page

Qual a importância do fluxo de caixa para seu negócio?

Fluxo de caixa é a variação líquida na posição de caixa da sua empresa de um período de tempo para o outro. Se você receber mais dinheiro do que você paga, você tem um fluxo de caixa positivo. Você tem um fluxo de caixa negativo se tiver que pagar mais do que receber. O fluxo de caixa é um indicador-chave da saúde financeira.


Dinheiro não aceita desaforo


A importância de um fluxo de caixa bem estruturado é demonstrada pelo velho ditado "dinheiro não aceita desaforo". Isso quer dizer que ter dinheiro em mãos coloca você em uma posição mais estável e com melhor poder de compra. Enquanto você pode pedir dinheiro emprestado às vezes, dinheiro em caixa oferece-lhe maior proteção contra não cumprimento de pagamento de empréstimos e outras contas. O fluxo de caixa é distinto da posição de caixa. Ter dinheiro à mão (caixa) é fundamental, mas o fluxo de caixa indica uma capacidade contínua de gerar e usar dinheiro no seu empreendimento.


Administrando as dívidas


Quando você toma dinheiro emprestado para comprar imóveis, equipamentos e estoque, você usa basicamente fluxo de caixa futuro para fazer suas compras. Da mesma forma, você precisa do fluxo de caixa futuro positivo para pagar seus compromissos de dívida. As empresas geralmente têm empréstimos de longo prazo e contas de crédito de curto prazo com fornecedores. Cada empréstimo requer pagamentos mensais. A obrigação de fazer esses pagamentos em uma base contínua restringe seu fluxo de caixa livre, que é dinheiro disponível para investir no crescimento de seu negócio.


Crescimento


Junto com a gestão da dívida, um fluxo de caixa robusto fornece o conforto e as habilidades necessárias para uma empresa investir em seu crescimento. Ampliar a presença em novos locais, investir em pesquisa e desenvolvimento, renovar infra-estrutura, melhorar a tecnologia, fornecer mais treinamento e comprar mais ativos e estoque estão entre opções para seu negócio pode crescer e melhorar com um fluxo de caixa positivo. Chegar a uma posição de excesso em fluxo de caixa ajuda a sua empresa a operar de forma estratégica e proativa, ao invés de uma maneira reativa e defensiva.


Flexibilidade


O fluxo de caixa também dá a sua empresa maior flexibilidade em responder a situação de emergência ou tomar decisões críticas. A confiança no fluxo de caixa torna mais fácil fazer compras urgentes no curto prazo em vez de esperar. Ele também permite que você distribua dinheiro na forma de dividendos para os proprietários. Isso fortalece o vínculo entre a empresa e seus proprietários. Um forte fluxo de caixa também torna o seu negócio mais atraente para um credor se você deseja assumir nova dívida em algum momento. Você também tem a capacidade de oferecer condições de crédito favoráveis aos cliente ​​para atrair novos compradores, se você estiver menos desesperado por dinheiro.


Se você necessitar saber como:


Suas vendas têm crescido, mas seus resultados não!

Melhorar o resultado financeiro do seu empreendimento!

Deve reduzir em custos e despesas?

Deve crescer em receitas?

Sua operação financeira está equilibrada e sincronizada?

Podemos contribuir com sua Empresa para encontrar respostas para questões essenciais da gestão financeira e a partir delas montar um plano de ação para apuração dos Resultados da Empresa (DRE); determinação do Ponto de Equilíbrio Operacional; implantação de Fluxo de Caixa; além de melhor gerenciamento e controle de custos, despesas e e preço de Venda.


O objetivo do atendimento nessa especialidade é o de potencializar financeiramente os resultados das suas operações, tanto do ponto de vista da geração de receitas, como da estruturação e controle de custos, direcionados para a lucratividade.

Fale com a gente:

Lima Silva – Educação para Gestão Empresarial

Rua Luiz de Freitas, 169 - Sumaré - SP - 13172-751

Tel.: (19) 2221-6526. Cel.: (19) 9 9735-7008 (Whatsapp)

vagner@limasilva.com – www.limasilva.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page