top of page

Um fluxo de caixa negativo significa que o desempenho financeiro de uma empresa foi ruim?

Demonstrações financeiras, incluindo a demonstração de fluxo de caixa, fornecem detalhes sobre o desempenho financeiro da empresa. Para entender completamente a capacidade de uma empresa para cobrir despesas e fazer investimentos, um proprietário deve analisar regularmente o fluxo de caixa da empresa. As empresas com fluxo de caixa positivo podem reinvestir o caixa. Aquelas com fluxo de caixa negativo não podem.


O que é fluxo de caixa?


Fluxo de caixa é o montante de montante de dinheiro e equivalentes de caixa a entrar e sair de uma empresa. Fluxo de caixa é o que realmente está disponível para pagar despesas e fazer investimentos. Uma empresa obtém seu fluxo de caixa das operações, ou seja, suas atividades comerciais regulares, bem como de investimentos e financiamentos. A demonstração de fluxo de caixa registra essas entradas e saídas de dinheiro para uma empresa durante um período de tempo específico.


Operações


Em um demonstrativo de fluxo de caixa, o fluxo de caixa operacional mostra claramente se a forma como uma empresa cria e gerencia seus ganhos fornece-lhe dinheiro suficiente para cobrir todas as despesas operacionais. Se este fluxo de caixa for negativo, a empresa não pode cobrir operações unicamente a partir do funcionamento do negócio. Fluxo de caixa operacional negativo pode significar uma empresa em crescimento que está contratando pessoal, ou pode significar problemas nas contas a receber ou no contas a pagar.


Financiamento e Investimento


Quando o fluxo de caixa operacional é negativo, uma empresa deve gerar fluxo de caixa positivo de suas atividades de financiamento ou investimento. Uma empresa gera fluxo de caixa de financiamento por meio da obtenção de novas dívidas, venda de ações, etc. Ela obtém o fluxo de caixa advindo de investimento da venda de ativos da empresa, ou da compra de equipamentos ou propriedades. Empresas em crescimento normalmente geram fluxo de caixa de financiamento positivo de investidores ou credores, mas o fluxo de caixa de investimento negativo com despesas de capital. As empresas em dificuldades podem mostrar um fluxo de caixa de investimento positivo significativo proveniente da venda de ativos para cobrir operações e reembolsos de dívidas.


EBITDA


EBITDA é um termo contábil que significa "lucro antes de juros, depreciação e amortização." É outra medida freqüentemente usada de fluxo de caixa de negócios. Os analistas consideram o EBITDA útil porque olha para o dinheiro de uma empresa, independentemente do seu endividamento. Uma empresa com baixo lucro líquido e depreciação e amortização mínimas, mas um alto EBITDA, está carregando uma dívida significativa e cara. As empresas com EBITDA negativo encontrarão dificuldades financeiras a menos que obtenham dinheiro de fontes não operacionais.


Cenários


As empresas com crescimento saudável normalmente ​​buscam uma dívida adequada ou um financiamento de capital próprio antes da sua necessidade. Empresas maduras saudáveis ​​geralmente têm EBITDA positivo e fluxo de caixa operacional. As empresas em uma situação de recuperação mostrarão EBITDA negativo e fluxo de caixa operacional, e um fluxo de caixa de financiamento novo mínimo. Portanto, o fluxo de caixa negativo nem sempre significa que o desempenho financeiro de uma empresa foi ruim, mas é sempre um sinal de que uma empresa precisa tomar medidas para gerenciar melhor seu dinheiro ou acessar dinheiro de outras fontes.


Se você necessitar saber como:


Suas vendas têm crescido, mas seus resultados não!

Melhorar o resultado financeiro do seu empreendimento!

Deve reduzir em custos e despesas?

Deve crescer em receitas?

Sua operação financeira está equilibrada e sincronizada?

Podemos contribuir com sua Empresa para encontrar respostas para questões essenciais da gestão financeira e a partir delas montar um plano de ação para apuração dos Resultados da Empresa (DRE); determinação do Ponto de Equilíbrio Operacional; implantação de Fluxo de Caixa; além de melhor gerenciamento e controle de custos, despesas e e preço de Venda.


O objetivo do atendimento nessa especialidade é o de potencializar financeiramente os resultados das suas operações, tanto do ponto de vista da geração de receitas, como da estruturação e controle de custos, direcionados para a lucratividade.

Fale com a gente:

Lima Silva – Educação para Gestão Empresarial

Rua Luiz de Freitas, 169 - Sumaré - SP - 13172-751

Tel.: (19) 3883-2779. Cel.: (19) 9 9735-7008 – (14) 9 9168-5118 (Whatsapp)

vagner@limasilva.com – www.limasilva.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page