top of page

Como organizar o processo de compras da sua Empresa.

Tipicamente o processo de compra em uma empresa pode ser dividido em oito etapas bem definidas. Na primeira etapa a empresa identifica uma necessidade, para a qual a resposta é a compra de um produto. A etapa final é a execução de um pedido/contrato de compra com o fornecedor selecionado. As etapas estruturadas para um processo de compras organizado devem garantir que a empresa compre o produto certo de um fornecedor qualificado, que forneça produtos/serviços de qualidade, ao menor custo possível dentro dos prazos contratados.



Identifique a Necessidade


Identifique a necessidade de uma compra de produto/serviço. Por exemplo, uma empresa de serviços de jardinagem quer oferecer serviços de corte de grama aos seus clientes. Para fazer isso, precisa comprar um cortador de grama. Assim, a necessidade de fazer uma compra de um produto, um cortador de grama, foi identificada.


Selecione um Produto/Serviço Específico


Selecione um produto específico para atender às necessidades. Por exemplo, a empresa de jardinagem deve selecionar qual o tipo de cortador de grama entre muitos (grande e pequeno porte) atende a necessidade da empresa como sendo o melhor cortador de grama (que dependerá do perfil de serviço a ser prestado ao cliente - grande ou pequeno porte).


Defina o(s) responsável (eis) por especificar as necessidades e executar a negociação de compras


Defina o(s) responsável (eis) para gerenciar o processo de compra, incluindo a finalização da lista de especificações técnicas necessárias para o produto, o processo de solicitação e a negociação/fechamento do pedido de compra.


Estabeleça as especificações técnicas


Defina uma lista de especificações técnicas necessárias para o produto, para garantir que o produto adquirido se adeque às necessidades da empresa.


Faça cotações

A partir das especificações de necessidade, determine o preço de mercado do produto a ser adquirido por meio de cotações, pesquisas de preço; para estimativa orçamentária e negociação junto aos prováveis fornecedores.

Determine os prováveis Fornecedores

Pesquise os vários tipos de produto que se encaixam na necessidade, juntamente com seus fornecedores para identificar o produto mais durável e o melhor preço. Se a empresa de jardinagem decide comprar um cortador de grande grande porte (mini trator), a pesquisa é conduzida para definir qual marca ou fabricante fornece o produto o mais durável ao melhor preço.

Negocie

Negocie junto aos fabricantes e fornecedores do produto identificado que atendem a todas as especificações técnicas necessárias e condições comerciais.

Feche o Pedido de Compra

Selecione o fornecedor ganhador do pedido e feche o pedido/contrato de compra.


Precisa de ajuda sobre:


Que mercadorias devo comprar?

Qual quantidade devo comprar?

Qual o melhor momento para comprar?

Quem são meus principais fornecedores?

Como avaliar meus fornecedores?

Direcionaremos sua empresa para a estruturação de uma política de compras que servirá de base para melhores negociações com fornecedores ao mesmo tempo em que poderá reduzir investimentos desnecessários em estoques.


O objetivo desse atendimento é equilibrar o esforço das compras com a disponibilidade de capital de giro e geração de fôlego comercial para possíveis negociações com fornecedores.

Fale com a gente:

Lima Silva – Educação para Gestão Empresarial

Rua Luiz de Freitas, 169 - Sumaré - SP - 13172-751

Tel.: (19) 3883-2779. Cel.: (19) 9 9735-7008 – (14) 9 9168-5118 (Whatsapp)

vagner@limasilva.com – www.limasilva.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page