top of page

Pequena Empresa: Como preparar um orçamento de vendas?

Um orçamento de vendas é o primeiro passo importante na estruturação de um orçamento global para a sua pequena empresa. Com uma projeção de vendas futuras precisa, você empresário de pequena empresa poderá tomar decisões bem informado, mantendo as despesas sob controle e manter sua empresa protegida contra eventuais desvios internos ou externos. Use o orçamento de vendas para estruturar sua empresa com foco em maximizar seu lucro. Caso você esteja há alguns anos no mercado, será relativamente fácil compor um orçamento de vendas preciso. Caso você esteja começando seu negócio também não será tão difícil, mas você necessitará recorrer a fontes externas de informação para gerar um bom orçamento de vendas.



1. Selecione o período de tempo que será coberto pelo seu orçamento de vendas. Embora seja comum usar um orçamento de vendas anual, algumas empresas têm orçamentos de vendas trimestrais ou mesmo mensais.


2. Mantenha uma base histórica de vendas confiável em sua empresa. Se você possui uma empresa que já está no mercado há um ano ou mais, você deve ser capaz de consultar registros das vendas anteriores (passadas). Se você está fazendo um orçamento de vendas para todos seus produtos/serviços num período anual, use dados históricos de vendas relativos ao mesmo período de tempo no orçamento que você está preparando. Por exemplo, se você estiver trabalhando em um orçamento de vendas para sua coleção de verão, use os dados de um período anterior do verão para minimizar o efeito de fatores sazonais em suas vendas.


3. Busque informações externas relativas às vendas e ao mercado, no caso de sua empresa ser nova na praça. Procure informações sobre empresas semelhantes a sua. Fornecedores podem ser um valiosa fonte de informação também. Sua câmara de comércio ou associação local pode fornecer informações sobre empresas locais e colocá-lo em contato com colegas de seu setor/segmento de atuação.


4. Verifique o número de vendedores que trabalham para a sua empresa e compare com os períodos de vendas anteriores. Se o número de vendedores em sua empresa aumentou ou caiu, aumente ou diminua suas estimativas de vendas em conformidade com essas ocorrências. Converse com seus vendedores sobre as expectativas deles para o próximo período de vendas. O conhecimento e experiência deles pode ajudá-lo a fazer projeções precisas.


5. Pesquise tendências atuais de mercado. Enquanto as vendas anteriores fornecem um bom ponto de partida para o seu orçamento, o desempenho passado nem sempre prevê resultados futuros. Se as tendências de mercado estão mudando, elas provavelmente afetarão as vendas da sua empresa também. Por exemplo, se você fizer caixas plásticas para CDs e as vendas de CD estão caindo, você também terá que revisar suas estimativas de vendas para baixo.


6. Fale com seus clientes. As intenções de compra dos seus produtos são excelentes indicadores de vendas futuras. Se seus clientes tendem a comprar certos produtos/serviços em determinados momentos durante o ano, essa tendência de compra deverá ser considerada em sua previsão de vendas.


7. Crie a previsão de vendas. Com base em uma combinação de vendas anteriores, situação atual do mercado, sua força de força de vendas e intenções do cliente, realize sua melhor estimativa de vendas para o o próximo período de orçamento.


8. Compare os resultados reais com a previsão de vendas. Depois que o período de vendas projetado se conclui, veja quão perto sua projeção ficou das suas vendas reais. Qualquer variação que você descobrir pode ajudá-lo a preparar orçamentos futuros com mais precisão.



Se você necessitar saber:


Quem são seus principais clientes? O quê, quanto e quando compram?

Quais os produtos/serviços mais vendidos?

O que não está sendo vendido?

O que devo fazer para melhorar o resultado das vendas?


Podemos ajudar sua Empresa a responder objetivamente a essas e outras questões e a partir delas montar uma estratégia de segmentação de produtos, serviços e/ou clientes..


O objetivo do atendimento nessa especialidade é o de potencializar operacionalmente os resultados das suas vendas, tanto do ponto de vista da geração de receitas, como da lucratividade.

Fale com a gente:

Lima Silva – Educação para Gestão Empresarial

Rua Luiz de Freitas, 169 - Sumaré - SP - 13172-751

Tel.: (19) 2221-6526. Cel.: (19) 9 9735-7008 (Whatsapp)

vagner@limasilva.com – www.limasilva.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page