Como organizar o processo de compras da sua Empresa.

Tipicamente o processo de compra em uma empresa pode ser dividido em oito etapas bem definidas. Na primeira etapa a empresa identifica uma necessidade, para a qual a resposta é a compra de um produto. A etapa final é a execução de um pedido/contrato de compra com o fornecedor selecionado. As etapas estruturadas para um processo de compras organizado devem garantir que a empresa compre o produto certo de um fornecedor qualificado, que forneça produtos/serviços de qualidade, ao menor custo possível dentro dos prazos contratados.



Identifique a Necessidade


Identifique a necessidade de uma compra de produto/serviço. Por exemplo, uma empresa de serviços de jardinagem quer oferecer serviços de corte de grama aos seus clientes. Para fazer isso, precisa comprar um cortador de grama. Assim, a necessidade de fazer uma compra de um produto, um cortador de grama, foi identificada.


Selecione um Produto/Serviço Específico


Selecione um produto específico para atender às necessidades. Por exemplo, a empresa de jardinagem deve selecionar qual o tipo de cortador de grama entre muitos (grande e pequeno porte) atende a necessidade da empresa como sendo o melhor cortador de grama (que dependerá do perfil de serviço a ser prestado ao cliente - grande ou pequeno porte).


Defina o(s) responsável (eis) por especificar as necessidades e executar a negociação de compras


Defina o(s) responsável (eis) para gerenciar o processo de compra, incluindo a finalização da lista de especificações técnicas necessárias para o produto, o processo de solicitação e a negociação/fechamento do pedido de compra.


Estabeleça as especificações técnicas


Defina uma lista de especificações técnicas necessárias para o produto, para garantir que o produto adquirido se adeque às necessidades da empresa.