Qual a importância do fluxo de caixa para seu negócio?

Fluxo de caixa é a variação líquida na posição de caixa da sua empresa de um período de tempo para o outro. Se você receber mais dinheiro do que você paga, você tem um fluxo de caixa positivo. Você tem um fluxo de caixa negativo se tiver que pagar mais do que receber. O fluxo de caixa é um indicador-chave da saúde financeira.


Dinheiro não aceita desaforo


A importância de um fluxo de caixa bem estruturado é demonstrada pelo velho ditado "dinheiro não aceita desaforo". Isso quer dizer que ter dinheiro em mãos coloca você em uma posição mais estável e com melhor poder de compra. Enquanto você pode pedir dinheiro emprestado às vezes, dinheiro em caixa oferece-lhe maior proteção contra não cumprimento de pagamento de empréstimos e outras contas. O fluxo de caixa é distinto da posição de caixa. Ter dinheiro à mão (caixa) é fundamental, mas o fluxo de caixa indica uma capacidade contínua de gerar e usar dinheiro no seu empreendimento.


Administrando as dívidas


Quando você toma dinheiro emprestado para comprar imóveis, equipamentos e estoque, você usa basicamente fluxo de caixa futuro para fazer suas compras. Da mesma forma, você precisa do fluxo de caixa futuro positivo para pagar seus compromissos de dívida. As empresas geralmente têm empréstimos de longo prazo e contas de crédito de curto prazo com fornecedores. Cada empréstimo requer pagamentos mensais. A obrigação de fazer esses pagamentos em uma base contínua restringe seu fluxo de caixa livre, que é dinheiro disponível para investir no crescimento de seu negócio.


Crescimento


Junto com a gestão da dívida, um fluxo de caixa robusto fornece o conforto e as habilidades necessárias para uma empresa investir em se