Um fluxo de caixa negativo significa que o desempenho financeiro de uma empresa foi ruim?

Demonstrações financeiras, incluindo a demonstração de fluxo de caixa, fornecem detalhes sobre o desempenho financeiro da empresa. Para entender completamente a capacidade de uma empresa para cobrir despesas e fazer investimentos, um proprietário deve analisar regularmente o fluxo de caixa da empresa. As empresas com fluxo de caixa positivo podem reinvestir o caixa. Aquelas com fluxo de caixa negativo não podem.


O que é fluxo de caixa?


Fluxo de caixa é o montante de montante de dinheiro e equivalentes de caixa a entrar e sair de uma empresa. Fluxo de caixa é o que realmente está disponível para pagar despesas e fazer investimentos. Uma empresa obtém seu fluxo de caixa das operações, ou seja, suas atividades comerciais regulares, bem como de investimentos e financiamentos. A demonstração de fluxo de caixa registra essas entradas e saídas de dinheiro para uma empresa durante um período de tempo específico.


Operações


Em um demonstrativo de fluxo de caixa, o fluxo de caixa operacional mostra claramente se a forma como uma empresa cria e gerencia seus ganhos fornece-lhe dinheiro suficiente para cobrir todas as despesas operacionais. Se este fluxo de caixa for negativo, a empresa não pode cobrir operações unicamente a partir do funcionamento do negócio. Fluxo de caixa operacional negativo pode significar uma empresa em crescimento que está contratando pessoal, ou pode significar problemas nas contas a receber ou no contas a pagar.


Financiamento e Investimento


Quando o fluxo de caixa operacional é negativo, uma empresa deve gerar fluxo de caixa positivo de suas atividades de financiamento ou investimento. Uma empresa gera fluxo de caixa de financiamento por meio da obtenção de novas dívidas, venda de ações, etc. Ela obtém o fluxo de caixa advindo de investimento da venda de ativos da empresa, ou da compra de equipamentos ou propriedades. Empresas em crescimento normalmente geram fluxo de caixa de financiamento positivo de investidores ou credores, mas o fluxo de caixa de investimento negativo com despesas de capital. As empresas em dificuldades podem mostrar um fluxo de caixa de investimento positivo significativo proveniente da venda de ativos para cobrir operações e reembolsos de dívidas.


EBITDA