top of page

Principais causas de estresse nas pequenas empresas

O estresse leva a um estado de exaustão física, mental e emocional que pode interferir com a sua capacidade de acompanhar com êxito seus compromissos e efetivamente executar o seu negócio. Falta de organização, dificuldades financeiras, rotatividade de funcionários, regulamentos governamentais e concorrência são apenas algumas das causas do estresse para empreendedores de pequenas empresas. Enquanto você corre o risco de perder terreno com seu negócio quando o estresse não é tratado, você também se arrisca a desenvolver uma série de doenças, desde problemas cardíacos até dores de cabeça crônicas.


Falta de controle EndFragment


... Os fatores que você não pode controlar são a principal causa de estresse no local de trabalho. Para os proprietários de pequenas empresas, isso se traduz em uma infinidade de problemas que podem incluir o clima organizacional, preços, atrasos de entrega de fornecedores e comportamento dos funcionários. Permitir-se tornar-se frustrado com problemas sobre os quais você não tem controle pode fazer com que sua pressão arterial aumente e sua confiança possa diminuir. Muitas vezes, a única área onde você tem controle constante é você mesmo e suas próprias reações aos fatores incontroláveis ​​nos negócios. A lista de coisas sobre as quais você tem pouco ou nenhum controle é infinita, então o melhor para você seria reconhecer esses fatores e desenvolver maneiras de enfrentar com "serenidade" situações incontroláveis ​​quando essas ocorrerem.


Reconhecimento


Cabe a você aprender os sinais de alerta do estresse, para evitar doenças e reações indesejadas. Embora a falta de autocontrole seja a principal causa do estresse, disfarçar suas conseqüências e não falar sobre sua frustração é um segundo principal. Verifique se há sentimentos e comportamentos que possam sinalizar que você está caminhando para uma reação indesejável ao estresse.


Reações


Você agravará seus níveis de estresse se você reagir ao estresse de forma inadequada. Tornar-se "irritável" e atrapalhar seus funcionários é um sinal de que o estresse está tomando conta de você. Os ataques de raiva não ajudam a resolver os problemas causados ​​pelos eventos incontroláveis, mas muitas vezes agravam o resultado. Se você se socorrer no álcool ou drogas para lidar com situações além do seu controle, você também aumentará os problemas.


Soluções


O estresse geralmente é desencadeado pela sua atitude em relação a coisas que você não pode controlar. Uma perspectiva positiva em relação ao seu negócio e seus funcionários pode ajudá-lo a aceitar melhor suas falhas e apreciar as áreas que funcionam sem problemas no trabalho. Deixar de criar expectativas não realistas pode diminuir drasticamente os sues níveis de estresse. Por exemplo, você não pode controlar o tempo (chuva, sol, vento), então não há porquê estressar quando ele interfere em seus planos de negócios. Sempre que possível busque trocar experiências com colegas que enfrentam o mesmo tipo de estresse incontrolável. Junte-se a uma rede comercial que oferece oportunidades para compartilhar experiências, novos ares e buscar soluções. Busque aconselhamento especializado se você não conseguir superar os efeitos do seu estresse.



Se você necessitar saber:

Como melhorar o desempenho da sua empresa?

Como posicionar sua empresa frente aos clientes, fornecedores e concorrentes.?

Como detectar ameaças de mercado para se defender?

Como identificar oportunidades de mercado para aproveitá-las?

Como desdobrar os objetivos da empresa em metas a serem atingidas por todos os colaboradores?

Podemos contribuir com a estruturação do Plano Estratégico para sua Empresa, através da análise dos ambientes externo (oportunidades e ameaças) e interno (forças e fraquezas). A partir disso você poderá alinhar os objetivos organizacionais com a Missão, Visão e Valores estabelecidos.

O foco principal desse atendimento é o desdobramento dos Objetivos estratégicos em Planos Táticos e Operacionais, avaliados sistematicamente através de indicadores importantes para o sucesso da empresa, como: níveis de produtividade, lucratividade e participação de mercado.

Fale com a gente:

Lima Silva – Educação para Gestão Empresarial

Rua Luiz de Freitas, 169 - Sumaré - SP - 13172-751

Tel.: (19) 2221-6526. Cel.: (19) 9 9735-7008 (Whatsapp)

vagner@limasilva.com – www.limasilva.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page