6 erros a serem evitados em seu plano de negócio

Seu plano de negócios é um roteiro. Use-o para afastar seu empreendimento dos possíveis ​imprevistos e armadilhas.


Pensar apenas no HOJEEndFragment


Aprenda a fazer previsões, o mais detalhadas possíveis. Por exemplo, financeiramente, ao olhar para o futuro, você pode achar que suas margens vão encolher até um nível com o qual você não estará confortável. É melhor saber agora que você precisará planejar um novo produto de maior margem ou encontrar uma clientela mais lucrativa. Pergunte a si mesmo quais serão os seus desafios no próximo mês, no próximo ano e daqui a cinco anos e construa um negócio que possa sobreviver a esses transtornos.


Não saber quem é seu público alvo


Talvez possa ser necessário ter mais de um modelo plano de negócio que será elaborado para determinadas situações de comunicação, como um mini plano curto projetado para ser baixado e lido em um Smartphone ou um Power Point de 20 slides projetado para apresentações formais. Ao ajustar o formato do seu plano de negócios, considere o perfil do público-alvo ao qual você pretende comunicar - Ex.: sócios investidores, investidores anjo, parceiros, financiadores ... - e certifique-se de que essa versão responda às perguntas desse grupos.


Não conhecer a concorrência


Saiba o que seus concorrentes estão fazendo certo, o que eles estão fazendo de errado, quem é sua base de clientes e o que diferencia sua empresa da concorrência. Seu plano deve descrever claramente o que você faz melhor para aproveitar suas vantagens, seja sua experiência anterior, tecnologia ou uma percepção exclusiva sobre o que os clientes buscam. Se você não fizer isso, seu plano não te ajudará a capturar a atenção das pessoas que você mais deseja em sua equipe.


Não saber estimar custos, receitas e lucros


Você não será levado a sério se não explicar o preço que estará cobrando e o porquê; quanto sua operação custará, além de oferecer uma boa projeção de ponto de equilíbrio, ou seja, à partir de quando você será lucrativo.