top of page

6 erros a serem evitados em seu plano de negócio

Seu plano de negócios é um roteiro. Use-o para afastar seu empreendimento dos possíveis ​imprevistos e armadilhas.


Pensar apenas no HOJEEndFragment


Aprenda a fazer previsões, o mais detalhadas possíveis. Por exemplo, financeiramente, ao olhar para o futuro, você pode achar que suas margens vão encolher até um nível com o qual você não estará confortável. É melhor saber agora que você precisará planejar um novo produto de maior margem ou encontrar uma clientela mais lucrativa. Pergunte a si mesmo quais serão os seus desafios no próximo mês, no próximo ano e daqui a cinco anos e construa um negócio que possa sobreviver a esses transtornos.


Não saber quem é seu público alvo


Talvez possa ser necessário ter mais de um modelo plano de negócio que será elaborado para determinadas situações de comunicação, como um mini plano curto projetado para ser baixado e lido em um Smartphone ou um Power Point de 20 slides projetado para apresentações formais. Ao ajustar o formato do seu plano de negócios, considere o perfil do público-alvo ao qual você pretende comunicar - Ex.: sócios investidores, investidores anjo, parceiros, financiadores ... - e certifique-se de que essa versão responda às perguntas desse grupos.


Não conhecer a concorrência


Saiba o que seus concorrentes estão fazendo certo, o que eles estão fazendo de errado, quem é sua base de clientes e o que diferencia sua empresa da concorrência. Seu plano deve descrever claramente o que você faz melhor para aproveitar suas vantagens, seja sua experiência anterior, tecnologia ou uma percepção exclusiva sobre o que os clientes buscam. Se você não fizer isso, seu plano não te ajudará a capturar a atenção das pessoas que você mais deseja em sua equipe.


Não saber estimar custos, receitas e lucros


Você não será levado a sério se não explicar o preço que estará cobrando e o porquê; quanto sua operação custará, além de oferecer uma boa projeção de ponto de equilíbrio, ou seja, à partir de quando você será lucrativo.


Não ser cuidadoso com os detalhes


Se você acha que será um líder do setor em seis meses, explique porque isso pode acontecer. Seja conservador, realista e cuidadoso. Para esse fim, certifique-se de revisar seu plano e que assegure-se que o mesmo seja fácil de entender. O plano de negócio representa você e como você executará seus negócios. Certifique-se de que você esteja bem representado.


Superestimar seu plano de negócio e não revisá-lo


Planejar uma empresa não é administrar uma empresa. O mercados mudam e as empresas precisam se adaptar. Não deixe que o plano de negócios fique pelo meio do caminho e desconectado do que acontece no mundo real. Ajustes de percurso sempre serão necessários. Não ignore ameaças e oportunidades que surgirão ao longo do caminho.


Se você necessitar saber:

Como melhorar o desempenho da sua empresa?

Como posicionar sua empresa frente aos clientes, fornecedores e concorrentes.?

Como detectar ameaças de mercado para se defender?

Como identificar oportunidades de mercado para aproveitá-las?

Como desdobrar os objetivos da empresa em metas a serem atingidas por todos os colaboradores?

Podemos contribuir com a estruturação do Plano Estratégico para sua Empresa, através da análise dos ambientes externo (oportunidades e ameaças) e interno (forças e fraquezas). A partir disso você poderá alinhar os objetivos organizacionais com a Missão, Visão e Valores estabelecidos.

O foco principal desse atendimento é o desdobramento dos Objetivos estratégicos em Planos Táticos e Operacionais, avaliados sistematicamente através de indicadores importantes para o sucesso da empresa, como: níveis de produtividade, lucratividade e participação de mercado..

Fale com a gente:

Lima Silva – Educação para Gestão Empresarial

Rua Luiz de Freitas, 169 - Sumaré - SP - 13172-751

Tel.: (19) 2221-6526. Cel.: (19) 9 9735-7008 (Whatsapp)

vagner@limasilva.com – www.limasilva.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page