Vantagens e Desvantagens de um Sistema de Contabilidade Informatizado para Pequenas Empresas

Proprietários de pequenas empresas enfrentam a tarefa de garantir que seus procedimentos contábeis são tão precisos e eficientes quanto possível. Em geral, os empresários têm a opção entre um sistema de contabilidade manual ou um que se baseia no uso de computadores e programas de software de contabilidade e gestão financeira. Um sistema informatizado apresenta algumas vantagens, bem como desvantagens.



Economizando tempo


Uma vantagem importante oferecida pela contabilidade informatizada é poder poupar tempo para os proprietários de pequenas empresas, que muitas vezes devem usar "muitos chapéus". Cálculos para funções como folha de pagamento e faturamento podem ser realizados de forma rápida e eficiente por programas de software de contabilidade projetados para pequenas empresas. Você também pode acessar registros de contabilidade rapidamente sem ter que peneirar pilhas de papel. Isso pode permitir que você gaste mais tempo trabalhando com clientes ou executando funções comerciais e de negócios para ajudar sua empresa a crescer.


Erros reduzidos


Lançamentos manuais apresentam a possibilidade de erro humano, que pode ser caro para um pequeno empresário que pode estar com pressa para concluir uma tarefa de contabilidade. Os programas de contabilidade informatizados podem reduzir erros de cálculo que podem resultar em contagens de inventário imprecisas, cobrança de montantes demasiado grandes ou pequenos, ou emissão de notas de fatura incorretas. Ter informações contábeis precisas também pode ajudá-lo a evitar erros fiscais que podem levar a problemas com o Fisco Municipal, Federal ou Estadual.


Dependência de Máquinas