Vantagens e desvantagens de um sistema de gerenciamento de inventário Informatizado

Não importa a natureza do seu negócio, você precisa acompanhar os produtos que sua empresa tem na mão. Manter um inventário preciso é fundamental para reduzir custos e fornecer uma operação mais simplificada. Como proprietário de uma empresa, você pode confiar em métodos tradicionais de contagem manual ou implantar alguma forma de controle de inventário informatizado. Ambas as abordagens têm seus benefícios e desvantagens, e é importante pesar as vantagens relativas com cuidado.

Velocidade e Eficiência


Um sistema de gerenciamento de inventário informatizado faz com que tudo, desde a entrada de informações até o inventário, seja mais fácil. Fazer uma contagem manual de inventário pode levar dias, mas com um sistema de gerenciamento de inventário informatizado, o mesmo processo pode ser feito em questão de horas.


Geração de Documentos


Uma vez que o sistema de gerenciamento de inventário informatizado está em operação, gerentes e funcionários podem usá-lo para gerar automaticamente todos os tipos de documentos, de pedidos de compra e cheques até faturas e extratos de conta. Os gestores também podem usar o sistema para solicitar a reposição de estoque de produtos automaticamente quando é chegado o momento da compra.


Dados oportunos


Com um sistema manual, os dados são apenas tão precisos e atualizados quanto a última contagem manual. Com um sistema de gerenciamento de inventário informatizado, a equipe de gerenciamento de estoque pode extrair um relatório e ver instantaneamente quantas unidades estão no estoque, quantas venderam e quais produtos estão vendendo o mais rápido.