top of page

Organize as compras em sua Empresa

Sua pequena empresa precisa comprar produtos e serviços para vender e atender bem seus clientes. Você precisará reabastecer seus estoques quando eles se esgotarem ou para evitar falhas embaraçosas no atendimento aos seus clientes quando seus fornecedores atrasarem as entregas. Entretanto, os bens e serviços que sua empresa necessita podem variar em tamanho e escopo, de acordo com a aplicação (seja para atender o cliente ou não). Ao se familiarizar com a variedade de métodos de compra disponíveis, você pode manter as operações da sua empresa funcionando sem problemas e garantir o sucesso da sua estratégia de abastecimento, cumprindo os requisitos necessários de qualidade, prazo e preço.



Caixa para pequenos gastos


Para pequenos gastos, tais como material de escritório e outras pequenas compras, use o dinheiro do "caixinha". Pequenas compras pagas em dinheiro, devem ser pequenas o suficiente para não justificar a realização de um cheque ou emissão de ordens compra, pois o "molho ficaria mais caro que o peixe". Para que isso possa ser realizado, uma pequena quantidade especificada de dinheiro ficará disponível no "caixinha", devendo ainda ser providenciado o registro e controle dos montantes entrando e saindo para fins de auditoria. A fim de evitar possíveis furtos e roubos, e garantir o controle de ativos da sua empresa, você deve manter seu "caixinha" num nível que deva ser reposto a cada duas ou quatro semanas.


Ordens de Compra


Para as compras de maior valor e/ou necessárias para manter o atendimento ao cliente, será importante que sua empresa utilize ordens de compra para garantir auditoria e regularidade das entregas. Os documentos relativos às ordens (e/ou pedidos) de compra funcionam como um acordo formal entre você e seu fornecedor quanto aos preços, especificações, quantidades, condições de entrega, prazos, etc. para sua compra. Você pode usar este tipo de documento para verificar as mercadorias e quantidades entregues, no momento do recebimento. Você também pode usar ordens de compra como documentos legais caso surjam quaisquer disputas entre você e o fornecedor.


Cartões de compras corporativas


Cartões de compra corporativas funcionam bem para compras de médio porte, que você necessita acompanhar, mas que não necessitam da burocracia inerente às ordens de compra. Esses cartões são semelhantes a um cartão de crédito, e permitem que você aproveite a infra-estrutura de crédito existente para realizar transações de compras eletronicamente. A utilização dos cartões de compras corporativas permite que você acompanhe os gastos da empresa por meio da fatura, usufruindo ainda do pagamento de todos os gastos em uma única data.


Trocar produtos/serviços


Você nem sempre precisa de dinheiro para obter produtos e serviços. Fazer trocas com outras pequenas empresas é uma ótima maneira de atender às suas necessidades com pouco ou nenhum investimento em dinheiro. A troca envolve a negociação dos serviços de outro negócio com o produto ou serviço que você comercializa. Por exemplo, um web designer pode construir um site para uma empresa de impressão em troca de cartões de visita e materiais promocionais impressos. Ambas as partes se beneficiam, e essas trocas podem até levar a futuras transações monetárias..



Precisa de ajuda sobre:


Que mercadorias devo comprar?

Qual quantidade devo comprar?

Qual o melhor momento para comprar?

Quem são meus principais fornecedores?

Como avaliar meus fornecedores?

Direcionaremos sua empresa para a estruturação de uma política de compras que servirá de base para melhores negociações com fornecedores ao mesmo tempo em que poderá reduzir investimentos desnecessários em estoques.


O objetivo desse atendimento é equilibrar o esforço das compras com a disponibilidade de capital de giro e geração de fôlego comercial para possíveis negociações com fornecedores.

Fale com a gente:

Lima Silva – Educação para Gestão Empresarial

Rua Luiz de Freitas, 169 - Sumaré - SP - 13172-751

Tel.: (19) 3883-2779. Cel.: (19) 9 9735-7008 – (14) 9 9168-5118 (Whatsapp)

vagner@limasilva.com – www.limasilva.com

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page