Organize as compras em sua Empresa

Sua pequena empresa precisa comprar produtos e serviços para vender e atender bem seus clientes. Você precisará reabastecer seus estoques quando eles se esgotarem ou para evitar falhas embaraçosas no atendimento aos seus clientes quando seus fornecedores atrasarem as entregas. Entretanto, os bens e serviços que sua empresa necessita podem variar em tamanho e escopo, de acordo com a aplicação (seja para atender o cliente ou não). Ao se familiarizar com a variedade de métodos de compra disponíveis, você pode manter as operações da sua empresa funcionando sem problemas e garantir o sucesso da sua estratégia de abastecimento, cumprindo os requisitos necessários de qualidade, prazo e preço.



Caixa para pequenos gastos


Para pequenos gastos, tais como material de escritório e outras pequenas compras, use o dinheiro do "caixinha". Pequenas compras pagas em dinheiro, devem ser pequenas o suficiente para não justificar a realização de um cheque ou emissão de ordens compra, pois o "molho ficaria mais caro que o peixe". Para que isso possa ser realizado, uma pequena quantidade especificada de dinheiro ficará disponível no "caixinha", devendo ainda ser providenciado o registro e controle dos montantes entrando e saindo para fins de auditoria. A fim de evitar possíveis furtos e roubos, e garantir o controle de ativos da sua empresa, você deve manter seu "caixinha" num nível que deva ser reposto a cada duas ou quatro semanas.


Ordens de Compra


Para as compras de maior valor e/ou necessárias para manter o atendimento ao cliente, será importante que sua empresa utilize ordens de compra para garantir auditoria e regularidade das entregas. Os documentos relativos às ordens (e/ou pedidos) de compra funcionam como um acordo formal entre você e seu fornecedor quanto aos preços, especificações, quantidades, condições de entrega, prazos, etc. para sua compra. Você pode usar este tipo de documento para verificar as mercadorias e quantidades entregues, no momento do recebimento. Você também pode usar ordens de compra como documentos legais caso surjam quaisquer disputas entre você e o fornecedor.


Cartões de compras corporativas