Vantagens e Desvantagens de um Sistema de Controle de Estoque Manual

Mesmo as empresas mais pequenas precisam implementar algum tipo de sistema de controle de estoque para manter uma contagem precisa de mercadorias, bem como para fins contábeis. Os proprietários do negócio geralmente podem optar entre usar um sistema informatizado ou um sistema de inventário manual. Um sistema manual oferece uma série de vantagens e desvantagens potenciais.



Simplicidade


Para uma empresa muito pequena que possui uma quantidade limitada de inventário ou que transforma o estoque lentamente, um sistema de inventário informatizado nem sempre é necessário. O proprietário do negócio pode facilmente manter-se a par de quanta mercadoria tem no estoque com um sistema manual, ou simplesmente aplicando o "olhômetro" (utilizando técnica simples de controle visual) para ver se é o momento de comprar mais. O proprietário não precisará gastar dinheiro em software de controle de inventário ou investir tempo para aprender a operá-lo.


Senso de Controle


Um sistema manual dá ao pequeno empresário um maior senso de controle. Ao invés de confiar em um computador para indicar quando é hora de emitir pedido, o proprietário pode gerenciar o processo por conta própria. A necessidade averiguar seu estoque de mercadorias em uma base regular contando o estoque antes de colocar um pedido, dá-lhe a oportunidade de avaliar a condição de suas mercadorias, isso reduz a chance de um cliente receber produtos danificados.


Trabalho Intensivo