Conheça seus Clientes e seja feliz...



Empresas de todos os tamanhos precisam de maneiras eficazes de gerenciar seus relacionamentos com os clientes. Proprietários de pequenas empresas, no entanto, devem ter especial atenção à gestão dos relacionamentos com os clientes, porque quem conhece melhor seus clientes normalmente consegue oferecer uma melhor experiência para os mesmos, além de um plano de marketing direcionado, que em última estância significa o aumento de receitas e relações comerciais fortalecidas para pequenas empresas.


Melhore a Experiência do Cliente.


Gerenciar o relacionamento com seus clientes inclui manter um bom relacionamento com eles, atendendo às suas necessidades e respondendo às suas questões. Tudo isso contribui para uma melhor experiência do cliente, que deve ser um dos objetivos de qualquer pequena empresa. A razão para isso é simples: os clientes satisfeitos com o seu negócio vão querer voltar várias vezes; eles vão escolher "dar o seu dinheiro" em vez de "gastá-lo com a concorrência".


Foque seu plano de marketing.


Intimamente relacionado à melhoria da experiência do cliente está a ideia de focar seu plano de marketing. Um plano de marketing bem direcionado permite que sua empresa veja seus pontos fortes e fracos quando se trata de atender às demandas dos consumidores. Se seu relacionamento com seus clientes for forte, você poderá ter conversas honestas com eles sobre o que está funcionando e o que não está. A chave aqui é levar o feedback do cliente a sério. Se você está ouvindo de clientes que eles podem obter produtos ou serviços similares de seus concorrentes a preços mais baixos, tome isso como um aviso para reformular seu preço ou suas estratégias de vendas e publicidade.


Construa relacionamentos.


Naturalmente, quanto mais esforço sua empresa investir em suas estratégias de marketing e em melhorar a experiência do cliente, mais fortes serão os relacionamentos estabelecidos com as pessoas e os grupos que têm um grande interesse em saber sobre o desempenho da sua empresa. Os clientes são o grupo de partes interessadas mais óbvio, mas os clientes em potencial são outro grupo em que você pode se concentrar. O benefício de conseguir construir esses relacionamentos é que sua máquina de marketing pode começar a trabalhar por conta própria, o que significa que os clientes satisfeitos espalharão a notícia sobre os bons produtos e serviços que receberam em sua pequena empresa. Boca a boca, como diz o velho ditado, é realmente a melhor forma de marketing e pode servir como um grande benefício para a sua empresa.